Bursite trocantérica
- Dr Gustavo Poleto
- 25 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de abr. de 2024

O que é Bursite Trocantérica?
Bursite trocantérica é o segundo tipo de dor mais frequente na região do quadril Trata-se de uma inflamação que ocorre na bursa trocantérica que é uma pequena bolsa ou tecido localizado na região proximal do fêmur.
O que causa?
Na maioria das vezes, a bursite trocantérica é causada por movimentos exagerados e repetitivos dos tendões e fáscias musculares deslizando sobre o trocânter maior. A pressão exercida diretamente nos tendões é o que pode causar o problema ou até piorar os sintomas. Quando acontece a inflamação da bursa, esta acaba perdendo a sua função de deslizar e suas paredes engrossam, piorando ainda mais os movimentos.
A bursite trocantérica é bastante comum em atletas e corredores, porém outras causas são os traumas, obesidade, falta de alongamento e mulheres na menopausa.
Sintomas
O principal sintoma é a dor na lateral do quadril e na coxa, além da dificuldade para deitar sobre o lado afetado. No geral as dores começam lentas, mas com o passar do tempo e sem tratamento elas podem passar a ser crônicas.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através do exame físico juntamente com uma ecografia, entretanto, em alguns casos a Ressonância Magnética pode ser solicitada.
Tratamento

O tratamento da bursite trocantérica é realizado com êxito na maioria das vezes com uma infiltração local da bursa trocantérica utilizando uma medicação anti-inflamatória (imagem 1). A fisioterapia também tem um papel importante no tratamento.
Não Espere!!!!
A bursite trocantérica causa bastante dor e impossibilita o paciente de fazer muitas coisas, mas se o tratamento é feito corretamente o problema é solucionado e o paciente volta a ter uma vida normal.
Dr. Gustavo Basso Poleto CREMESC 27515, RQE: 17.927
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – TEOT 13.561
Cirurgião de Quadril – Formado pelo IOT – Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Passo Fundo.
Você possuiu mais alguma dúvida? Entre em contato conosco.
Agende uma consulta para saber se esse procedimento pode ser feito no seu caso.
Comments